terça-feira, 6 de maio de 2008

Nunca mais é 6ª feira

Boas, mais uma vez.

Nunca mais é 6ª feira! Já faz muito tempo que não vou a um concerto hardcore, a vida, a preguiça e o dinheiro não têm ajudado à cena. Mas após de um mês de espera, finalmente, é já esta 6ª feira o grande concerto de lançamento do novo cd de Grankapo, considerada por mim e por mais gente uma das melhores bandas hc portuguesas. Se só a presença deles já justificava a minha presença lá, a companhia de For the Glory, considerada por muitos a melhor e mais bem sucedida banda de Hardcore Português, dos Míticos Trinta Um, a representar sempre o espírito de Linda a Velha Hardcore, um projecto de bom old school ,AK 47 e por fim outros míticos da Margem Sul, Last Hope. Vai ser certamente um dos melhores concertos da cena nacional do ano, não é usual tantas bandas deste gabarito e com esta qualidade se juntarem para dar um concerto.
Agora uma pequena descrição de cada banda.


Começando pelos últimos, Last Hope, banda formada em 1992 em Almada, uma das pioneiras do hardcore na margem sul e também uma das grandes dinamizadoras da cena, contam já com alguns trabalhos editados, “Continuar a Acreditar.” é o seu ultimo trabalho e saiu em 2007

São 16 anos a tocar com muitas bandas e em muitos locais de Portugal. Só a determinação e a perseverança deles já merecem um apoio de todos aqueles que gostam de hardcore

AK 47, banda que infelizmente não tenho muita informação e apesar de serem relativamente recentes em termos de concertos dados, têm muita experiência de palco, visto que todos ou quase todos os membros já andam nestas andanças à muito tempo.

Com um bom som hardcore, certamente contribuirão para uma noite que será de festa.

Mais uns míticos, desta vez, Trinta e Um, banda formada em 1995 em LVHC, que com a ajuda de outras bandas como Last Hope, Mata-Ratos, OGR, X-acto e outras, vieram dar força a movimentos da onda punk e hardcore, o seu 1º álbum “O Cavalo Mata!”, cheio de temas a abrir é um dos álbuns que certamente se encontra em várias casas dos amantes do punk rock, contam já com 3 cd editados e certamente contribuirão com um concerto a abrir e cheio de energia. (penso que seja a 1ª vez que os vou ver)

Agora For the Glory, tenho o prazer de conhecer alguns dos membros e ter sido um dos privilegiados que ouvi algumas das faixas antes dos primeiros concertos, vieram de certa forma alterar a mentalidade do hardcore em Portugal, banda virada para o espectáculo e para a elevação do hardcore a algo mais que uma simples cena de garagem. Por muitos considerados os melhores, formaram-se em 2003 e desde então já tiveram várias alterações nos membros da banda, no entanto sem nunca perder a qualidade. Contam já com vários trabalhos editados e vários shows em Portugal e em toda a Europa.
Em cima do palco, são devastadores, energéticos, simplesmente brutais, é difícil descrever o que se vê num concerto deles, muito mosh, muito crowd surfing ,muito sing along, simplesmente brutal e faço minhas as palavras de Lebre quando fala do primeiro concerto deles “[…] Uma grande estreia para os lisboetas FOR THE GLORY, uma palavra para definir as 8 faixas e 15 minutos deste EP de lançamento da banda: poderoso. Com uma sonoridade muito próxima dos americanos Hatebreed de Jamie Jasta, apostam forte num estilo sedento de sangue e as palavras de ordem dos refrões fazem-nos sentir como prontos para o combate. Puro e simples. […] Uma banda que sabe o que faz e onde quer estar”. (Estou ansioso por os rever e ouvir as novas malhas que eles têm feito)

For last but not least, Grankapo, banda que surge após desaparecimento de umas das melhores bandas de hardcore nacional, OGR (a minha existência quase que se cruza com a deles), Grankapo é simplesmente brutal, no meio da minha humilde ignorância e ingenuidade atrevo-me a dizer uma das minhas bandas favoritas, formada por ex membros, muito experientes, de duas bandas formadas na minha terra (OGR e CW), Grankapo é a evolução das raízes antigas do hardcore, com um som muito poderoso e agressivo. Com o lançamento do novo disco e com a presença como cabeça de cartaz, espera-se um grande concerto por parte deles e certamente eles não me desapontarão nem aos seus fãs.

Por fim, este espectáculo está marcado para as 21.30h, na voz do operário, Graça ( perto da feira da ladra) 5 euros o bilhete ou então 10 euros com cd.

Agora é ouvir o som e esperar ansiosamente que 6ª feira chegue depressa

Abraços e Beijinhos

Spoc Zone Hardcore

(se quiserem ouvir algum som das bandas, procurem no myspace pelo nome das mesmas, na secção de musica e em portugal)

1 comentário:

Vinsanity disse...

È fixe essa malta do Hardcore referir-se ao tema como "a cena".