sábado, 6 de setembro de 2008

Uma pequena review cinematográfica


Hoje venho vos aqui falar de um filme que vi recentemente, The Dark Knight , mais conhecido por Batman.

Eu considero-o um dos melhores filmes do ano, quem tal como eu, pensou que era uma remake, uma cópia do filme de 1989 com gráficos melhorados, enganou-se redondamente, a única coisa em comum entre os 2 filmes são as personagens do Batman e do Joker, de resto toda a história, todo o ambiente, toda a acção, todo o enredo estão diferentes e no meu ver para muito melhor, um filme mais sombrio, mais “assustador”, com um elenco fantástico, contando com um espectacular papel de Heath Ledger no papel de Joker, arriscava-se certamente a receber um Oscar e fica desde já um sentimento de tristeza por um homem e por um tão bom actor ter passado à história. É também de louvar Christian Bale na pele de Bruce Wayne/ Batman, bem como de Aaron Eckhart no papel de Harvey Dent e Two Faces. Este filme é a continuação de Batman: The Begining e mostra-nos a forma como o aparecimento de Batman influenciou a cidade de Gotham e a sua taxa de criminalidade com Joker a “juntar” todos os mafiosos lá do sitio e tentar terminar com a carreira do super-herói e restaurar a desordem na cidade.

O filme de Christopher Nolan foi baseado na série de banda desenhada e filmado em Chicago, Reino Unido e Hong Kong, após a sua estreia tornou-se o segundo filme a ganhar mais de 500 milhões de dólares nas Bilheteiras Americanas, apenas batido por Titanic e deixando para trás filmes como Star Wars, Shrek, ET e Piratas das Caraíbas

Por fim volto a realçar o papel de Ledger, que na preparação da sua actuação passou um mês sozinho num quarto do hotel, a treinar a postura, a voz, a personalidade de Joker, de forma a conseguir fazer uma grande interpretação e que fosse diferente que a interpretada à uns anos atrás por Jack Nicholson.

Nolan dedicou este filme a Ledger, bem como ao técnico Conway Wickliffe, que morreu num acidente de carro a preparar uma das cenas do filme.

Apesar de achar muito difícil espero que o próximo Batman ainda seja melhor, mas de qualquer das formas Christopher Nolan está de parabéns, ao conseguir, no meu ver, superar a qualidade da série anterior de Batman, já por si de culto.

Conforme é meu hábito hora da pontuação, 9 em 10 para uma pequena obra-prima.

1 comentário:

SLBrazi disse...

Gostei de ler o post amigo David.. Apesar de ainda não ter visto o filme graças a ti já posso ripostar em discussões cinematográficas.. :) Um pequeno apontamento.. à sem h tira a classe a um blog que eu há muito considero de grande nível .p Fica aqui uma curiosidade.. para mim o Cristian Bale é um dos melhores actores da sua geração!